O histórico documento de comunidades e organizações indígenas de todo continente americano pede à Corte que estabeleça normas jurídicas para que os Estados enfrentem a crise climática e protejam seus direitos. 

19 de dezembro de 2023, San José, Costa Rica-Esta semana, a EarthRights International e 25 comunidades e organizações indígenas e tribais da América do Norte, Central e do Sul apresentaram um amicus curiae perante à Corte Interamericana de Direitos Humanos, instando-a a estabelecer parâmetros para proteger os direitos dos povos indígenas diante das mudanças climáticas. O documento foi apresentado em resposta a um pedido de parecer consultivo apresentado pela República da Colômbia e pela República do Chile, em 9 de janeiro, sobre o alcance das obrigações do Estado para responder à crise climática através de uma abordagem de direitos humanos. Esta é a primeira vez que a Corte Interamericana estabelecerá precedentes para que os países da região enfrentem a crise climática. O amicus apresenta depoimentos diretos de comunidades indígenas e tribais sobre os danos causados pelas mudanças climáticas.

De megatempestades à elevação do nível do mar, incêndios florestais, poluição, desertificação etc., as consequências das mudanças climáticas prejudicam a vida e a subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU alertou em distintas ocasiões que dispomos de uma estreita margem para evitar uma catástrofe climática. As comunidades indígenas, que conservam os seus territórios e são as que menos contribuem para a crise climática, são as que mais sofrem com os seus efeitos. O desequilíbrio nos ecossistemas causados pela crise climática comprometem os direitos dos povos indígenas e tribais à vida, à alimentação, à saúde, à habitação, à água e à autodeterminação cultural, dificultando a manutenção de seus meios de subsistência e modos de vida tradicionais.

Este amicus apresenta testemunhos de comunidades indígenas e tribais que demonstram que as mudanças climáticas ameaçam a sua própria sobrevivência“, disse Juliana Bravo Valencia, diretora do escritório da EarthRights na Amazónia. “Ao submeter este amicus, pedimos à Corte que oriente os Estados a tomarem as medidas necessárias para minimizar os impactos das mudanças climáticas sobre as comunidades vulneráveis, particularmente os povos indígenas e tribais. Também pedimos à Corte que reafirme que os Estados devem adotar um enfoque de direitos humanos na transição para as energias limpas e evitar que fontes de energia como os minerais verdes causem os mesmos danos que os combustíveis fósseis.”

A região amazónica é um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Cobre cerca de 6,7 milhões de quilómetros quadrados, produz o maior fluxo de rios da Terra, abriga milhares de espécies, proporciona uma flora que serve de alimento e medicamento e absorve aproximadamente 200 mil milhões de toneladas de carbono por ano. Cerca de 350 comunidades indígenas vivem na área, e mais de 60 delas estão isoladas, com pouco ou nenhum contato com o mundo exterior. No entanto, os desmatamento impulsionado pelo desenvolvimento extrativista – mineração, madeira, extração de petróleo e agronegócio – ameaça estes recursos essenciais e aqueles que vivem neles, minando seus direitos à água potável, à saúde e à segurança alimentar.

A Nação Wampis, uma comunidade cujo território está localizado no norte da Amazônia peruana, conhece muito bem essas ameaças. Desde outubro de 2020, a Nação Wampis tem denunciado a presença ilegal de madeireiros em suas terras. O aumento da extração ilegal de madeira levou a um aumento do desmatamento e das ameaças contra os defensores indígenas que se opõem a essas atividades. A Nação Wampis também fez um apelo ao governo do Peru sobre os impactos da exploração de combustíveis fósseis em seu território. Desde 2016, uma série de derramamentos de petróleo na costa do Peru envenenou o abastecimento de água das comunidades locais, mas nem o governo nem a Petroperu, a empresa responsável pelo derramamento, trataram efetivamente dos danos.

A Nação Wampis, com base em nossa visão de vida boa (Tarimat Pujut), como viviam nossos ancestrais, está lutando para proteger nosso território da poluição causada por atividades petrolíferas, desmatamento e mineração ilegal“, disse Galois Flores, Territorial Pamuk AYATKE do Governo Autônomo da Nação Wampis. “Por esse motivo, queremos que os Estados e todas as pessoas nos ajudem a defender e conservar nosso território e nossas florestas. Defendemos e protegemos a biodiversidade para o benefício de todos os povos do mundo porque aprendemos com nossos ancestrais a proteger e defender a vida. Nas COPs sobre Mudanças Climáticas, sempre se diz que o trabalho dos povos indígenas é reconhecido, mas, ao contrário, as grandes empresas continuam contaminando nossos territórios. Os fundos destinados ao clima continuam concentrados nas cidades e não chegam aos territórios dos povos indígenas“.

As comunidades indígenas dos Estados Unidos, onde 25% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da extração de combustíveis fósseis em terras estatais, também pediram aos estados da federação que ajudem a enfrentar as consequências do desenvolvimento imprudente de combustíveis fósseis. As comunidades indígenas dos Estados Unidos e do Canadá pediram várias vezes a esses governos que se opusessem e fechassem o oleoduto da Linha 5, que atravessa o território dos povos Anishinabe e transporta petróleo bruto e gás metano. A Linha 5 está operando mais de 20 anos após a data de expiração programada e ameaça os direitos humanos das comunidades cujas terras ela atravessa. Um vazamento da Linha 5 poderia ter consequências catastróficas para os recursos naturais dos quais essas comunidades dependem, enquanto sua operação aumenta as emissões de gás e exacerba os efeitos da mudança climática.

Nos EUA, o aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas impulsionadas pelo desenvolvimento extrativista também prejudica os direitos humanos das comunidades indígenas e tribais, deslocando-as de seus lares ancestrais. O aumento das temperaturas, o derretimento das águas na costa do Alasca e as tempestades costeiras danificam a infraestrutura e causam a perda de terras das quais as comunidades dependem para sua subsistência. O vilarejo nativo de Kivalina, localizado 160 km ao norte do Círculo Polar Ártico, no Alasca, fica em uma ilha cuja massa de terra encolheu aproximadamente 50% nos últimos 50 anos. Um estudo realizado em 2003 pela National Oceanic and Atmospheric Administration mostrou que a ilha tinha 27 acres de terra habitáveis, em comparação com 55 acres em 1953. No delta do Yukon-Kuskokwim, os moradores das aldeias nativas de Nunapitchuk e Netok relatam ameaças semelhantes decorrentes do degelo do permafrost.

As comunidades indígenas da Louisiana também enfrentam o deslocamento. O litoral da Louisiana está perdendo terras devido às mudanças climáticas mais rapidamente do que qualquer outra região dos EUA. A cada 100 minutos, o estado sofre uma perda de terras equivalente a um campo de futebol. Desde 1932, aproximadamente 20% das áreas úmidas ao redor da Bacia de Terrebonne, que inclui os territórios nativos da Banda Grand Caillou/Dulac de Biloxi-Chitimacha-Choctaw, da Nação Jean Charles Choctaw e da Tribo Indígena Pointe-au-Chien, desapareceram. Os especialistas preveem que, até 2040, um terço das áreas úmidas remanescentes terá sofrido erosão. Vários locais onde os cidadãos tribais costumavam viver estão submersos, forçando as famílias a se mudarem.

É importante que os povos indígenas se lembrem de que estamos todos conectados. Temos que viver o ‘nós’ porque estamos todos envolvidos. Os problemas em escala planetária dizem respeito a todos nós. Se deixarmos a geografia nos separar, não conseguiremos colocar em prática nosso conhecimento coletivo. Portanto, temos que viver o ‘nós’ e abraçar o ‘nós‘”, disse a anciã Rosina Philippe da aldeia indígena Grand Bayou da tribo Atakapa Ishak Chawasha.

Um relatório de Soledad García Muñoz, ex-relatora especial para direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, divulgado em agosto, afirmou que a extração de combustíveis fósseis, a crescente crise climática e as políticas e práticas discriminatórias dos órgãos governamentais dos EUA contribuíram para as crises enfrentadas pelas comunidades nativas do Alasca no Alasca e na Louisiana. O relatório também pediu que o governo dos EUA tomasse medidas urgentes para garantir a proteção dos direitos humanos e a participação efetiva dos povos indígenas nos processos de tomada de decisão, entre outras medidas.

Os impactos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos em nossos territórios“, acrescentou Everildys Córdoba Borja, representante legal do Conselho Comunitário das Comunidades Negras (COCOMASUR). “Diante deles, os Estados devem tomar medidas, mas sempre garantindo nosso direito de decidir como queremos continuar vivendo em nossos territórios por meio de processos de consulta livre, prévia e informada. Os Estados devem se engajar em um diálogo real com as comunidades que já estão se adaptando às mudanças climáticas sem o apoio dos governos.”

Os grupos que apresentaram o amicus curiae solicitam à Corte Interamericana que inste os Estados a:

  • Tomar medidas para proteger a Amazônia como um ecossistema estratégico no contexto da crise climática.
  • Monitorar, mitigar e prevenir ameaças ambientais causadas por atividades que destroem ou degradam os ecossistemas e exacerbam as mudanças climáticas, incluindo a eliminação gradual do uso de combustíveis fósseis.
  • Reconhecer e proteger os direitos colectivos dos povos indígenas e tribais, incluindo os povos indígenas isolados, como medida para enfrentar a crise climática.
  • Adotar uma abordagem de direitos humanos às políticas e à legislação de transição energética, a fim de evitar que a transição para as energias limpas conduza a novas violações de direitos humanos.
  • Garantir o direito à consulta e ao consentimento livre, prévio e informado como exercício de autodeterminação dos povos indígenas e tribais.

Entre os grupos que assinam o amicus curiae estão: Akubadaura – Comunidad de Juristas (Colombia); Asociación de Autoridades Tradicionales y Cabildos U’wa – ASOU’WA (Colombia); Asociación de Cabildos y Autoridades Tradicionales Indígenas del departamento de Arauca – Ascatidar (Colombia); Bay Mills Indian Community (Estados Unidos); Comuna Morete Cocha (Ecuador); Comunidad Ancestral Indígena Piwiri (Ecuador); Consejo Comunitario de Comunidades Negras de la Cuenca del Río Tolo y Zona Costera Sur – COCOMASUR (Colombia); Consejo de Mujeres Indígenas y Biodiversidad – CMIB (Guatemala); Coordinadora de Organizaciones Populares del Aguán Copa – COPA (Honduras); Federación Nativa del Río Madre de Dios y Afluentes – FENAMAD (Perú); Grand Calliou/Dulac Band of Biloxi-Chitimacha-Choctaw (Estados Unidos); Grand Bayou Indian Village, Atakapa Ishak Chawasha Tribe (Estados Unidos); Gobierno Territorial Autónomo de la Nación Wampis (Perú); Jean Charles Choctaw Nation (Estados Unidos); Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara – MABE (Brasil); Nacionalidad Kichwa del Pastaza – PAKKIRU (Ecuador); Nacionalidad Shiwiar del Ecuador (Ecuador); Native Village of Kivalina (Estados Unidos); Native Village of Nunapitchuk (Estados Unidos); Newtok Traditional Council (Estados Unidos); Organización de Jóvenes y Estudiantes Indígenas de Madre de Dios – OJEIMAD (Perú); Plataforma Agraria (Honduras); Pointe-au-Chien Indian Tribe (Estados Unidos); Resguardo Indígena Chidima Tolo (Colombia); y, Resguardo Indígena Pescadito (Colombia).

Leia o documento

Contato:

Kate Fried, EarthRights International
(202) 257.0057
kate.fried@earthrights.org